sábado, julho 15, 2006

Olha o pastel!!!

Aloha!

Bem, eu tardo mas não falho.

Bem, estava eu hoje navegando por ai, meio sem rumo, quando me deparo com o portal webinsider e vejo a mudança revolucionária no layout do portal. Pra quem não conhecia o portal, eles usavam um amarelo-gema clássico. Acho que nada mais marcava o layout do portal quanto o fato de ele ser amarelo-gema.
Novas mudanças no ar. Reformularam todo o layout, implantaram um sistema novo de inclusão de conteúdo. Aliás, novo pro portal, mas é o "velho" wordpress. Um novo sistema de navegação, uma melhor classificação do conteúdo (segundo os criadores, pois eu não testei profundamente o portal ainda), tags pra classificar o conteúdo (será o novo sistema de classificação?), um profundo estudo de arquitetura da informação, usabilidade... Trabalho profissional. Ficou excelenteo trabalho. A equipe que trabalhou nas melhorias do portal está de parabéns.
Cores novas para o portal. Isso, era por isso que eu estava escrevendo este artigo. As cores novas. O site ficou num "marrom pastel". Não que eu tenha nada contra os tons pasteis. Aliás, eu adoro pastel, e você, não gosta?
Mas voltando ao assunto, o portal ficou muito famoso pelos seus excelentes artigos, 6 anos de publicação de conteúdo de muita qualidade, e pelo "amarelo-gema" predominante no layout. Sim, concordo com alguns que "amarelo-gema" não é a melhor cor pra se fazer um site, mas, e a identidade visual de uma marca, onde foi parar a identidade visual do portal? No topo, logo abaixo da barra da UOL.
Antes que me atirem as pedras, já vou avisando, não fiz esse texto pensando em falar mal do layout, pois como já falei anteriormente, gostei muito, mas gostaria de levantar uma questão que pra mim parece pertinente. Essa coisa de web 2.0, tableless, useless, e qualquercoisaless que você possa imaginar, está tornando todos os sites iguais.

"-Iguais? como assim? tivemos pessoas super criativas trabalhando nesse projetos. Seguimos todo um estilo neo-conservador-liberalista-modernista-quadrático pra fazer o portal. Testamos 5 mil combinações de vermelho, e outras 4520 combinações de amarelo-prata e chegamos no melhor tom para o site. E você vem falar que somos iguais?"

Sim! Olhem ao redor, logo, os sites vão virar comercial de margarina. Achei super engraçado um texto que li outro dia num fórum por ai (e não me recordo onde no momento), falando algumas coisas engraçadas.
-Você já percebeu que em comercial de margarina toda a família SEMPRE está reunida de manhã na mesa do café da manhã?
-Já percebeu que toda empregada usa roupas em tons pastéis e a roupa da patroa combina com o sofá, que combina com a máquina de lavar roupa?
-Que todo shampoo tem uma formula revolucionária que "revitaliza e aumenta o brilho do seus cabelos"?

Então, vamos viver num futuro onde poderemos navegar em casa a 10 Mbits por segundo, acessando sites de 1 kb, desenvolvidos em tons pastéis, e com caixinhas de comentários espalhadas por todo o conteúdo.
E as cores "amarelo-gema"? O que será delas nos sites de tons pastéis?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Venho acompanhando o conteudo do WebInsider desde o inicio do ano, realmente o conteudo e explendido, mas o caso e o design; realmente o que foi comentado no post, tem mesmo acontecido, nao reclamo sobre sites leves, usando padroes web, focados em usabilidade, mas tem se tornado algo "comum" em sites como foco tecnologia, que estao antenados.

obs.: To tc da empresa, o windows nao permitiu alterar conf do teclado, por isso o texto sem acentos.

8:58 AM  
Blogger Rochester Oliveira said...

"Aliás, eu adoro pastel, e você, não gosta?"

lol ... adoro

é realmente.. o Web insider perdeu a cara amarelo-gema pra ganhar a cara de pastel... Muitos sites estão fazendo isso,perdendo cor pra ganhar "estilo"... Até onde isso é bom e até onde isso é ruim?
Daquiapoco vai ser só jogar no "wizard de fazer sites" o título do site, seu tema, suas tags para busca na google e o seu tom de pastel e pronto! "Me vê um azul-pastel, migão!"

**idéias**

6:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oláaa! Quanto tempo hein?
Apesar de eu não entender nada de layouts e afins... ADOREI a idéia!

beijão!
se cuida tá!


ah, café com 2 colherinhas de açucar, por favor!
hahahahah
=]

10:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Putz cara.... olha eu por aqui tb hehehe! Ow Fabiano, vc tem que escrever pra gente cara! O Rochester já escreve... vc manda bemzao tb! Já falei pra vc que está convidado a tempos ein! hehehe

Enfim, falando sobre o post... putz o webinsider mudou mesmo... kraka... cade o amarelo???? Pastel? Putz tá meio com cara de site do UOL mesmo. Mas com relação ao conteúdo... putz está mais organizado.

Falando de padrão, a "web 2.0" tá mais parecendo uma receita de bolo pra fazer sites. Outro dia achei um tutorial:
http://mentalized.net/journal/2005/10/10/building_your_very_own_web20_layout/

Putz... ensina a montar um site web 2.0!!!! Última moda!!! hehehe...

Ainda acho que o conceito é bom, tudo é lindo, só que o excesso de padrão acaba sendo um grande problema. A melhor forma de ter um site bom é ficar um pouco no meio do muro.

Nossa... sai do foco totalmente, mas enfim... layout lagal o do webinsider.

Parabens pelo blog Bianow!!!

12:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Me desculpe, mas devo discordar em vários pontos.
Primeiro, ao falar do CSS: é uma ferramenta de trabalho importante, pois facilita toda a formatação do layout. Com um html coerente e um bom trabalho em css, é possível que o layout de um site mude de um dia para o outro, além de poder ser diferente em vários modos de exibição (handheld, pc). Além de tudo, é uma grande ajuda aos pucos deficientes visuais que usam computador.

Segundo, os sites estão longe de ficarem iguais. Talvez, com essa geração de Web 2.0, haja uma aproximação, mas os layouts, com css principalmente, possuem infinitas possibildades, cabendo ao desenvolvedor usar da criatividade. Mas, basicamente, eles terão estruturas semelhantes por uma questão de acessibilidade (basta estudar semiótica e gestald). E eu nunca vi um site em tom pastel.

Devo concordar, contudo, que a página perdeu um pouco de sua identidade.

11:24 AM  

Postar um comentário

<< Home