sábado, agosto 26, 2006

O bom filho a casa "entorna"

Aloha!

Bem, hoje estou de passagem rápida por aqui. Infelizmente não vou poder colocar o texto que eu estive preparando. Mas prometo que até o final do final de semana tem texto por aqui.

Hoje estarei dando uma palestra na microlins-Itajubá. O tema? "A web encantada - um conto, um ponto e um fato". Vamos ver o quão receptivo serão sobre a Web 2.

E por falar em Web 2, leiam: Lenda viva, muito viva
Do René de Paula. Vale cada palavra dese texto. Aliás, recomendo também o "pod-blog" dele. Tem uma série recente sobre erros de projetos imperdível. Além de todos os outros podcasts fantásticos.

Mas por hora, ficam as recomendações.

Por hora, é isso. E um café expresso, pra viagem.

terça-feira, agosto 08, 2006

O doutor que cuida das coluna?

Viva!!! Sou o mais novo Colunista do portal mxstudio!!!

E na estréia: Divless - O poder do CSS

E não se preocupem. Lá é lá. Aqui é aqui. E acolá, bem... acolá você escolhe...

E vida longa a todos nós!

quarta-feira, agosto 02, 2006

Rapidinhas

Informação relâmpago.
Você acha mesmo que só Div e Tabela fazem layout?
Vejam um site feito com.. LISTAS!!

Achei no Tableless.

Diga-me quantos pixels usa, e te direi o que vê.

Aloha.
Sim, estou em falta com o blog, mas foram por motivos técnicos-administrativos.

Mas voltando ao que interessa... O Yahoo! Brasil, seguindo a iniciativa internacional do portal, está de roupa nova. Digo, ainda está em preview, mas já é possível acessar a interface nova, e até mesmo usar ela como padrão.

Mas a grande novidade dessa interface não está em conceitos de usabilidade, ou o uso de AJAX, ou mesmo web standards ou CSS's revolucionários. Não, a grande novidade do portal é... que ele foi feito pra ser exibido em monitores de 1024x768 pixels. Isso mesmo, eles simplesmente ignoraram os usuários que ainda usam o 800x600 pixels de resolução no monitor.

E vejam bem, essa foi uma estratégia adotada mundialmente. Ou seja, não foi uma decisão apenas cultural, ou regional, mas foi aplicada em todos as páginas iniciais do Yahoo.

Então, qual será o tamanho ideal para se construir uma página? Ela deve caber na tela de um celular, ou no monitor de plasma de 42 polegadas de um megalomaníaco qualquer? Decisão difícil. Muitos fazem uma primeira versão "genérica", acessivel para usuários de 800x600 pixels, e depois, basta acompanhar os logs de acesso. Se seu público usa mais 1024x768, então, basta numa próxima versão, dar prioridade a esse público. Será que o Yahoo tem tanta gente assim que usa 1024x768 pixels? Pergunta interessante essa. Quem será o público do Yahoo? E do google? E o seu?

Aliás, você já tentou explicar pra alguém que não conhece muito de informática que tamanho tem 1 pixel? Uma vez fui praticamente obrigado a calcular quantos centimetros teria 1 pixel numa folha impressa. Basta você saber que em uma impressora de 72 dpi - Dots per inch - você consegue inserir 72 pixels por polegada. Após isso, você calcula quantas polegadas ocuparia 1 pixel, e em seguida, converta polegada para centimetro. Fantástico não?
E o pior, já tentou explicar que em um mesmo monitor de 17 polegadas cabem 800x600 pixels, e que nesse mesmo monitor cabem 1024x768 pixels. E que em cada caso, o pixel é maior, mas que seu site sempre vai ter os mesmo 650 pixels de largura? Nossa, até eu fiquei confuso agora. Acho melhor tomar um café.

Aliás, o plural de pixel é "Pixels" ou "Pixeis"?
Sem o perdão do trocadilho, prefiro a Pixar!!!!!!!!!!

A conta. Claro senhor!